10 anos

10 anos

RETROSPECTIVA: TURNÊ MANUSCRITO (2010 - 2012)


Manuscrito é o primeiro álbum solo da cantora Sandy Leah, lançado no dia 7 de maio de 2010. O álbum traz um som mais introspectivo para a carreira de Sandy, tendo referências de MPB e Pop rock, tudo em um tom mais calmo, carregado de baladas. O primeiro single "Pés Cansados" é uma canção Pop Acústica e teve sucesso nas rádios. "Manuscrito" foi premiado pela ABPD com Disco de Ouro, devido as mais de 50 mil cópias vendidas no Brasil em dez dias. No dia 12 de dezembro, Sandy recebeu Disco de Platina por mais de 100 mil cópias vendidas. Sandy concorreu a 3 VMB, na categoria Artista do Ano, Pop & "Hit Do Ano" para Pés Cansados.



Manuscrito Tour é a segunda turnê realizada pela cantora e compositora Sandy em sua carreira solo, desde que ela se separou de seu irmão. A turnê divulga o álbum Manuscrito, e passará por várias cidades brasileiras. Teve início no dia 19 de novembro de 2010, em CuritibaParaná, e o show de encerramento está agendado para o dia 9 de dezembro de 2012, em São Paulo.

A turnê estreou no dia 19 de novembro de 2010 em Curitiba, com uma setlist variada. No repertório existem 21 canções e praticamente todas partem do álbum no qual a turnê se baseia. Em entrevistas, Sandy dizia estar ansiosa para a tão esperada volta aos palcos, já que ela já estava a 2 anos sem fazer um show ao vivo.


Setlist oficial da Turnê Manuscrito:

01. Pés Cansados
02. Dedilhada
03. Ela/Ele
04. Perdida e Salva
05. Beija Eu (Marisa Monte)
06. Put Your Records On (Corinne Bailey Rae)
07. Tão Comum
08. Hoje Eu Quero Sair Só (Lenine)
09. O Que Faltou Ser (Piano)
10. Duras Pedras
11. Dias Iguais
12. Wonderwall (Oasis)
13. Por Enquanto (Renato Russo)
14. Quando Você Passa (Sandy e Junior)
15. Estranho Jeito de Amar (Sandy e Junior)
16. Black Horse & The Cherry Tree (KT Tunstall)
17. Sem Jeito
18. Quem Eu Sou
19. Esconderijo
20. Casa (Lulu Santos)
21. Tempo


Ficheiro:Sandy Turnê 2010-2.jpg


No show do Rio, Sandy recebeu Disco de Platina por 80.000 discos vendidos do álbum Manuscrito.
A turnê voltou no dia 07 de maio de 2011 com um show no Vivo Rio, no Rio de Janeiro e seguiu para São Paulo, Belo Horizonte, Recife, onde o show foi apresentado em uma das maiores casas de espetáculos da America Latina, o Chevrolet Hall Recife, e ainda contou com a lá participação especial de Luiza Possi, que cantou “Hoje Eu Quero Sair Só” com Sandy, depois disso a turnê seguiu para Natal e Brasília.
Suspeita-se que Sandy irá cantar em cada show um sucesso da dupla Sandy & Junior.
A partir do show de Bauru, Sandy adicionou na setlist da turnê as músicas Bad e Human Nature do cantor Michael Jackson, cujo arranjo foi retirado da Turnê Sandy Canta Michael Jackson

Sandy abriu a temporada de shows do seu novo álbum, Manuscrito, no dia 19 de Novembro de 2010, em Curitiba. A apresentação foi no Teatro Positivo, na capital paranaense. A cantora abriu o espetáculo interpretando a música de trabalho "Pés Cansados", e emendou "Dedilhada". Bastante emocionada, Sandy “engasgou” em diversos trechos da música. Terminado o show, a cantora agradeceu aos fãs no Twitter. “Meu Deus! Agora foi!! Quanta emoção pra um coraçãozinho... Obrigada a todos que compartilharam esse momento tão especial”, escreveu. “Foi incrível! Estou super feliz!”, emendou.

Apesar da “pressão” de um show de estreia, a cantora esteve à vontade no palco e conduziu um show animado do início ao fim. Nitidamente feliz voltou ao palco para um bis. Tocou ao piano "Esconderijo" e despediu-se com a música "Tempo". Deixou o palco e brindou nos bastidores com sua banda e equipe o pontapé inicial de uma nova jornada.


A cantora confirmou no dia 2 de julho através de seu twitter que gravaria o seu DVD no dia 24 de agosto em São Paulo no Teatro do Bradesco. No seu primeiro DVD contou com convidados especiais: Lenine, Seu Jorge e Nerina Pallot.


O trabalho em DVD foi gravado em 24 de agosto de 2011 no Teatro Bradesco durante a turnê Manuscrito, uma das mais importantes casas de espetáculo da cidade de São Paulo, com um público fechado para 1.500 pessoas, sendo que os ingressos foram esgotados em menos de 24 horas. Para o DVD Sandy convidou os cantores Seu Jorge e Lenine e a cantora britânica de soul music Nerina Pallot.
Durante a coletica de imprensa no dia 24 de agosto de 2011, antes de subir ao palco, Sandy declarou que a gravação de um DVD fruto do álbum Manuscrito era um projeto que havia definido à algum tempo, sendo a relização de um sonho em sua vida profissional.

" Vivo sonhando e realizando. Esse DVD é meu último sonho. Estou ansiosa. Animada e empolgada também. Essa é a gravação do show que já está na estrada há um tempinho e isso me poupa de alguns estresses porque já experimentei o repertório. E também, sei que meu público gostou do resultado, me apoiou."
O concerto de Sandy foi produzido e dirigido pelo seu irmão Junior Lima, com quem havia trabalhando em seu álbum de estreia, além de Douglas Aguiar, importante diretor artístico paulista, atraves da gravadora Universal Music, selo oficial da cantora. Diferente do que a maioria das pessoas pensavam, o marido de Sandy, o cantor, compositor e produtor Lucas Lima, não esteve envolvido no projeto como anteriormente no álbum de estúdio Manuscrito, onde compos e produziu a maioria das faixas. A estrutura da gravação realizada para o DVD foi simples, sem grandes cenários, bailarinos ou movimentações no palco, diferente do que estava acostumada a fazer nos shows da época da dupla Sandy & Junior. Sobre essa escolha, a cantora declarou que era um espetáculo intimista, realizado apenas para 1.500 fãs, sem pretensões de ser um grande show, alegando até mesmo que usaria apenas uma troca de roupas.
No dia 07 de novembro de 2011, a cantora Sandy divulgou em seu twitter a capa do seu novo DVD!

CURIOSIDADES: 
Em alguns shows, Sandy fez um encore à pedido dos fãs com canções de sua antiga dupla.
  • "Não Dá pra Não Pensar" (apenas em Curitiba, São Paulo e no Rio de Janeiro)
  • "Tudo Pra Você" (apenas no Rio de Janeiro/RJ e Natal/RN)
  • "A Estrela Que Mais Brilhar" (apenas em São Paulo)
  • "Olha o que o Amor Me Faz" (Em Belo Horizonte)
  • "Inesquecivel" (apenas em Recife)
  • "O Amor Faz" (apenas em Bauru)
  • Na gravação do DVD, Sandy acrescentou a música "Idaho" da Nerina Pallot, com quem fez um dueto ao piano.
  • No show de Vitória-ES, no dia 10 de novembro de 2012, as musicas Wonderwall e Por Enquanto não foram performadas, sendo substituídas por BAD, do Michael Jackson e Aquela dos 30.
  • No show no Rio De Janeiro, em 11 de novembro de 2012, Sandy cantou a música Escolho Você.
  • No show de Salvador-BA, dia 30 de novembro de 2012, Sandy cantou Aquela dos 30


Datas de todos os shows:
2010:
19 de Novembro de 2010 - Curitiba - Teatro Positivo
25 de Novembro de 2010 - São Paulo - Citibank Hall
26 de Novembro de 2010 - São Paulo - Citibank Hall
02 de Dezembro de 2010 - Porto Alegre - Teatro do Sesi
12 de Dezembro de 2010 - Rio de Janeiro - Vivo Rio
2011:
07 de maio de 2011 - Rio de Janeiro - Vivo Rio
13 de maio de 2011 - São Paulo - Citibank Hall
14 de maio de 2011 - São Paulo - Citibank Hall
28 de maio de 2011 - Belo Horizonte - Pálacio das Artes
03 de junho de 2011 - Recife - Chevrolet Hall
04 de junho de 2011 - Natal - Teatro Riachuello
18 de junho de 2011 - Brasília -Centro de Convenções Ulysses Guimarães
 24 de agosto de 2011 - São Paulo - Teatro Bradesco
17 de Novembro de 2011 - São Paulo - Citibank Hall
2012:
15 de Junho de 2012 - Paulínia - Teatro Municipal de Paulínia
16 de Junho de 2012 - Paulínia - Teatro Municipal de Paulínia
23 de Junho de 2012 - Bauru - Espaço Bauru Eventos
06 de Julho de 2012 - São José do Rio Preto - Espaço Manoel Carlos
10 de novembro de 2012 - Vitória - Centro de Convenções de Vitória
11 de novembro de 2012 - Rio de Janeiro - Vivo Rio
30 de novembro de 2012 - Salvador - Bahia Café Hall
09 de dezembro de 2012 - São Paulo - HSBC Brasil



No comments