10 anos

10 anos

Chefs dos Grandes Espetáculos de São Paulo revelam os Menus dos Bastidores


Camarins luxuosos parecem mais história da carochinha. Ok, Jennifer Lopez exige que tudo seja branco, Barbra Streisand pede pétalas de rosa sobre o vaso sanitário e Mariah Carey bebe champanhe de R$ 1.000.

Mas, no dia a dia, banquetes nababescos deram espaço a “salad bars”, uma mesona com folhas, legumes, queijos e frios, pães, uma torta ou suflê e carnes magras.

Para a banqueteira Rita Atrib, do bufê Petit Comité, foram as restrições alimentares que viraram praxe nos pedidos dos artistas.
“Nos anos 90, ser vegetariano era exceção; hoje, virou regra. Ainda tem celíaco, intolerante a lactose e a castanhas, alérgico a alho e até a frango, como aconteceu em setembro com um dos membros do Offspring [banda punk californiana]“, revela Rita.

Ela lembra que, em 1997, tremeu nas bases ao servir David Bowie: tudo deveria ser vegano (ou seja, sem nenhum produto animal), numa época em que achar um bom tofu era quase uma aventura.

Desde então, Rita encarou mais de cem espetáculos e grandes eventos. Hoje, diz tirar de letra as restrições alimentares. “Tenho meus coringas: chili de proteína de soja, estrogonofe de tofu, quibe de grão de bico.” Veja receita.

Esse último, aliás, foi aprovado no ano passado por Morrissey, que na década de 1980 esteve à frente dos Smiths, de Manchester. O cantor inglês, vegetariano radical, nem se apresenta se alimentos à base de carne forem vendidos nas imediações de seus concertos.
Como Atrib, a Canto de Palco, empresa que fornece bufês, flores, toalhas, cabeleireiro, costureira e bebidas especiais para artistas, também cuidou de dezenas de estrelas, de Beyoncé a Caetano Veloso, passando por Shakira e Titãs -banda que não vive sem chá-verde.

Em 2013, São Paulo recebeu mais de uma centena de turnês internacionais e brasileiras e a conclusão dos chefs de famosos é a mesma: pedidos gastronômicos extravagantes estão em extinção.

Virou especialista em caldinho de feijão para o cantor Seu Jorge e no que chama de “pedidos da moda” -nos últimos meses, vinho branco italiano Santa Margherita, produtos orgânicos e “berries” frescas (mirtilos, framboesas e amoras) para os artistas estrangeiros.
O chef Keko Hissnauer, gerente de Alimentos e Bebidas da casa de espetáculos HSBC Brasil, já habituado às receitas sem glúten, sem lactose, sem açúcar, sem carne, notou outra tendência entre os astros e suas equipes -a “comfort food”.

“Em meados do ano passado, o assessor do Chico Buarque agradeceu um risoto, mas perguntou se não tinha uma comidinha mais caseira”, conta Keko. Nessa linha, ele atende a um único pedido específico: “Toda vez que a Sandy toca na casa, preparamos uma omelete com ovos caipiras e sal sem iodo numa frigideirinha exclusiva. Ela adora e sempre agradece”.

Em 2009, Liam Gallagher, então vocalista do Oasis, requisitou um menu exclusivo, com ingredientes orgânicos, como suco de maracujá e gengibre, saladinha de quinoa e moussaka vegetariana.

Na última sexta-feira, Ozzy Osbourne, vocalista da banda de heavy metal Black Sabbath, fez questão de seis coxas de frango, com osso, bem assadas e com pouco tempero.

No próximo fim de semana, todos os músicos que tocarem no festival Monsters of Rock, incluindo Whitesnake e Aerosmith, terão à disposição biscoito de polvilho, paçoquinha e cocada.


Seu Jorge
Presença recorrente nos palcos paulistanos, o cantor, que vive em Los Angeles, na Califórnia, não tem grandes exigências. Faz questão apenas de tomar um bom caldinho de feijão. Encorpado, de preferência, e com molho de pimenta à parte.

Aerosmith
Após o show do próximo dia 20, Steven Tyler (à dir.) vai comer wraps integrais com frango orgânico, tofu marinado, vegetais e vinagre balsâmico à parte. De sobremesa, muffins de mirtilo com farinha sem glúten -a receita dos bolinhos de mirtilo, aliás, foi enviada por ele mesmo!

Ringo Starr
Alérgico a alho e a cebola e fã de sopa, o ex-Beatle gostou de um creme de abóbora e gengibre, em 2011, e pediu quentinhas para levar para o hotel. No final do mês, quando fará show em SP, comerá mais uma vez o creme, além de sopa de banana ao curry e salada de ovos cozidos, atum e aipo ao molho de mostarda

John Mayer
Depois de atrair 35 mil pessoas à Arena Anhembi, o cantor norte-americano, vegetariano convicto, aprovou o gâteau de mandioquinha e o macarrão com cheddar, o clássico americano “mac’n'cheese

Sandy
Para o show do dia 23 de novembro, no HSBC, apenas uma certeza: a omelete de dois ovos caipiras, sal sem iodo e mozarela de búfala light.

Justin Bieber
No dia 2 de novembro, terá à disposição hambúrgueres com roquefort, rosbife acebolado ao molho barbecue e rocambole de doce de leite e morangos

Bruce Springsteen
No mês passado, o roqueiro se apresentou no Espaço das Américas e degustou sopa de cevadinha e legumes ao perfume de tomilho e carpaccio de frutas com mel de laranjeira

Iron Maiden
Rita Atrib atendeu a banda por três vezes nos anos 2000 -incluindo o show de setembro passado. Em todas, o vocalista Bruce Dickinson requisitou frango no vapor, brócolis e cenouras em embalagem especial para ser requentada no avião da banda

Alicia Keys
Na noite de 12 de setembro, comeu salmão ao molho de alho-poró e ratatouille (refogado de berinjela, abobrinha, cebola e tomate). Dispensou pratos com lactose, embora não seja alérgica

Naldo
No primeiro sábado de outubro, o cantor participou do Villa Mix Festival. E pediu um frango assado inteirinho (!)


No comments